BOINA VERMELHA
O símbolo identificativo das tropas de Comandos do Exército Português mais conhecido é a famosa boina vermelha. Pelo uso deste item de fardamento os Comandos são algumas vezes apelidados de "Boinas Vermelhas". Curiosamente, a boina vermelha não esteve em uso durante a grande maioria da atividade operacional dos Comandos na Guerra do Ultramar, dado que só foi adoptada em 1974. Durante a Guerra do Ultramar, os Comandos utilizaram a boina castanha padrão do Exército Português, com excepção da 3ª Companhia de Comandos que usou uma boina camuflada durante o seu período de serviço na Guiné entre 1966 e 1968.
O LEMA
AUDACES FORTUNA JUVAT
(A Sorte Protege os Audazes)
Frase retirada da Obra Clássica Eneida, de Virgílio.
GRITO DE GUERRA
O seu grito de guerra, retirado de uma tribo bantu do Sul de Angola que o usava na cerimónia de entrada na vida adulta é: Mama Sumé!, que em Português significa: Aqui Estamos, Prontos para o Sacrifício!.
CERIMONIAL
Os Comandos têm vários rituais iniciáticos e cerimoniais, inspirados nas antigas ordens de cavalaria portuguesas. Além desses rituais, os Comandos têm uma forma de marchar própria, diferente das restantes unidades do Exército Português.
Sem comentários:
Enviar um comentário